Hoje foi o dia da história, a Matilde trouxe um livro sobre o deixar a chupeta e os amigos ficaram muito atentos e animados com as ideias que o menino sugeriu para deixar a mesma. Dar a um amigo de estimação, dar aos bebés da creche ou colocar debaixo da almofada para a fadinha levar e trazer um presente (Tal como faz com os dentinhos).
A teoria é bonita agora na prática é bem mais difícil, aqui ficam algumas dicas para os ajudarem nesta missão.
Quando for possível passem pela sala para ver os bonitos trabalhos que temos feito.
Adeus Chupeta!
A chupeta é a grande amiga da criança, mas só deve ser utilizada até aos 2 anos. Para que ela a deixe sem problemas na altura devida, retire-a aos poucos, a partir dos 18 meses quando ele estiver distraído"
A chupeta relaxa, consola e dá segurança à criança, pelo que o seu uso é aconselhado... até aos 2 anos. A partir desta idade é recomendado que a deixe de usar quer por motivos físicos (pode interferir na formação da arcada dos dentes e consequentemente na correcta articulação dos fonemas) quer por motivos psicológicos (a criança supera uma fase de maturação ao deixar a chupeta).
É provável que o seu filho comece a deixar a chupeta de modo natural ao longo do dia mas também não é raro que ele se afeiçoe tanto que necessite de alguns truques para o ajudar.
- Introduza as mudanças gradualmente e aumente o tempo longe da chupeta a pouco e pouco;
- Demonstre alegria e felicite ao seu filho cada vez que consiga um pouco mais. Aumentando a sua segurança e auto-estima está a encorajá-lo a deixar mais um pouco a sua chupeta;
- Retire-lhe a chupeta quando estiver entretido a brincar.
- Diga-lhe que já é crescido e que não necessita da chupeta e incentive-o ao dá-la um boneco preferido.
- Peça colaboração na creche e com os avós.
- Não deixe a chupeta à vista e guarde-a onde a criança não saiba.
- Vá reduzindo o número de chupetas disponíveis em casa.
- Conte-lhe histórias de meninos que já não use chupeta.